O QUE É A CERTIDÃO NEGATIVA DE DÉBITOS (CND)?

Certidão Negativa de Débitos. Receita Federal

A Receita Federal do Brasil emite a Certidão Negativa de Débitos (CND) Federais, atestando a regularidade fiscal de uma pessoa jurídica perante os órgãos federais, especialmente no que diz respeito aos tributos, contribuições previdenciárias e demais obrigações fiscais.

COMO EMITIR A CND FEDERAL?

Esta certidão é geralmente exigida em diversas situações, tais como em processos de licitação, contratações com o poder público e obtenção de financiamentos. Além disso, é necessária em outros casos em que é preciso comprovar que a pessoa ou empresa não possui pendências fiscais junto à Receita Federal.

Para obter a Certidão Negativa de Débitos Federais, a pessoa ou empresa interessada deve solicitar através do site da Receita Federal ou presencialmente em uma unidade da Receita Federal. A certidão será emitida se não houver débitos em aberto. Por outro lado, se houver alguma pendência, a certidão será negativa, indicando a existência de débitos que precisam ser regularizados.

PASSO A PASSO PARA EMITIR A CND NO SITE DA RECEITA FEDERAL:

  1. Primeiramente, acesse o site oficial da Receita Federal pelo navegador de sua preferência.
  2. Informe o CNPJ que deseja utilizar para solicitar a Certidão Negativa (CND).
  3. Após inserir o CNPJ, clique em Consultar para prosseguir com a busca.
  4. Em seguida, clique em Emissão de Nova Certidão. Se a Certidão de Débitos Relativos a Créditos Tributários Federais e à Dívida Ativa da União estiver regular, será baixada automaticamente em sua máquina em formato de PDF.
  5. Se a Certidão Negativa não for emitida automaticamente, isso indica a presença de débitos federais. Nesse caso, será necessário acessar o E-CAC, uma plataforma online criada para oferecer serviços fiscais relacionados à Receita Federal ao contribuinte. No E-CAC, você poderá visualizar detalhes sobre os débitos fiscais e tomar as medidas necessárias para regularizar a situação junto à Receita Federal.

PASSO A PASSO PARA EMITIR O RELATÓRIO FISCAL NO E-CAC:

  1. Agora, acesse o E-CAC (plataforma online da Receita Federal) para realizar o login com seu certificado digital.
  2. Clique em Certidões e Situação Fiscal.
  3. Após isso, consulte Pendência – Situação Fiscal.
  4. Agora, gere o relatório.
  5. Posteriormente, gere o relatório novamente.
  6. Desta forma, sua Certidão Negativa será baixada em formato PDF para análise.

COMO EMITIR E ANALISAR A CERTIDÃO NEGATIVA DE DÉBITOS (CND) FEDERAL PASSO A PASSO:

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *